terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Bad Ca$h

Em homenagem à volta do tema real do blog, aqui está o primeiro texto de um ex-coração apaixonado:
O poder do capitalismo
É exigido aos seres humanos que tenham dinheiro. No capitalismo o dinheiro é rei. Se não se tem dinheiro, não se é nada. A população busca a riqueza. Busca a satisfação. Está sempre buscando e se sentem cada vez mais incompletos. Procuram satisfação no dinheiro, mas sempre exigem mais. Idolatram aquilo que pode oferecer algum auxílio em suas vidas. Mas tem quem não tenha dinheiro, que não tenha o que comer. Que vira escravo de quem tem. Ou seja, quem mais produz riquezas é quem tem menos na mesa. O capitalismo impulsiona as pessoas à gastar, à querer e à roubar. Causa muito mais que a desigualdade, causa o desespero de quem não tem e vê tudo o que quer no mercado, tudo o que precisa, mas não tem como comprar e vê sua barriga doer, sua razão parece ter que se calar.
A influência do dinheiro sobre a juventude
Jovens do mundo todos são pressionados pelo desejo de ser aceito em grupos e de ser adorado por alguém. Alguns se saem melhores que os outros. Porém é exigido deles que tenham dinheiro para fazer parte desses grupos. Os "populares", espécie que habita escolas e usa como alvo de tirania, pessoas que não possuem condições como as deles. Os alvos, ou presas, se vêem diante de tênis, roupas e jóias e passam a acreditar que esses objetos trarão contentamento para sua vida, mas continuam à exigir mais. Sente na pele a desigualdade que cresce ainda mais pela necessidade de ser aceito, que é clamada entre eles. Jovens perdem a vida para tentar fazer parte do mesmo mundo que habitam os outros, enquanto outros jovens choram insatisfeitos em seus quartos banhados de ouro.
A obsessão.
Jovens, crianças e adultos são educados com o conceito de que o dinheiro lhes trará tudo o que é necessário. A população aceita. Pois todos parecem o amar e querer, parecem precisar sentir o cheiro do dinheiro. Quando, na verdade, só procuram a felicidade. De certo modo, são todos mancos e a felicidade é a muleta, mas ela não está em cofres ou bancos. O dinheiro, que parece essencial, talvez seja supérfluo. O que se sonha em encontrar ao longe, está tão perto. Pois a obsessão por dinheiro se trata da soma de insegurança com a necessidade de ter as coisas que o mundo nos mostra.
Conclusão e proposta
Faz-se do dinheiro um inimigo, o idolatram para ter amigos. Deveria haver um meio termo, provar que podemos fazer do dinheiro algo positivo; suavizar a influência sobre os jovens e aqueles que ainda não tem opinião formada; e direcionar o uso do dinheiro para algo mais produtivo, como dar auxílio àqueles que realmente precisam, ajudar o meio ambiente e acabar com a fome no mundo, por que gasta-se muito dinheiro em prol de quem já o possui. Tornar a felicidade e a satisfação um bem de todos.  Pois os seres humanos criaram o dinheiro, alimentaram a sede que querer tudo cada vez mais, então da mesma maneira que foi criado, pode ser melhorado.

PS: Esse texto é uma redação de escola, faturei mais do que deveria com isso. Mas não vou reclamar. ;P

bjs

Mariana Saratt

Nenhum comentário:

Postar um comentário