domingo, 14 de novembro de 2010

Egoístamente evoluídos, interiormente burros

Eu criei essa frase após observar algumas situações em sala de aula. Onde ora os alunos eram elogiados pela maturidade e ora os mesmos riam de Elis Regina.

Pois é. A primeira situação que me chamou atenção foi quando, em uma dinâmica, cada aluno respondia cinco perguntas de um papel sorteado. Haviam cinco grupos, e para cada grupo, cinco papéis sorteados. O objetivo era mostrar a diferença de pensamentos e experiências, uma opinião diferente por grupo.

Nessa dinâmica, somente duas pessoas foram ouvidas, sem sequer respeitar o espaço dos outros, os "manda-chuvas" da turma. Dois garotos, um mais egoísta e ignorante que o outro.

Então percebi que, desde então, não importa o quão lindas ou verdadeiras sejam as minhas palavras, não conseguiria ser ouvida, muito menos compreendida, pela falta de interesse e respeito pela opinião do outro. Eles estão fechados à aprender com os outros.

A segunda situação que me chamou atenção, e revoltou, foi após um longo debate sobre a alienação dos adolescentes, seus pais e o relacionamento pai-filho, quando, para representar a idéia do debate, a professora colocou um vídeo de Elis Regina cantando "pais e filhos".

Enquanto o clipe passava, um dos "manda-chuvas" começou a rir e acabou fazendo com que outros alunos rissem também, em um dos momentos enquanto o clipe passava, todos os alunos falavam e riam. Era, com certeza, vergonhoso. Pior ainda era o fato de que, grande parte de quem estava rindo, não conhecia nem Elis Regina nem a música.

Ainda não desvendei o mistério de por que alunos que são elogiados pela maturidade fazem algo assim. Talvez sejá só uma mascara.

Como diz a frase: a pessoa é evoluída e tem pensamentos próprios, mas, por outro lado, possui um caráter egoísta e rude. Esse alguém acha que livros denominados de auto ajuda são somente para desesperados, para quem quer se suicidar. É tão ignorante qur nunca se deixaria aprender com outra pessoa.

De que adianta ter todo o dinheiro do mundo se construiu se império pisando em todos à sua volta?




Trilha sonora: Retrato de um Playboy e Faça o Diabo Feliz- Gabriel, o Pensador.
Mariana Saratt

Nenhum comentário:

Postar um comentário